top of page

Notas sobre Córdoba, Argentina

 

  • Ao chegar

 

 

O Aeroporto Internacional Ing. Ambrosio Taravella, ou Pajas Blancas, está localizado a 11,5 km do centro da cidade. Na chegada passa-se pela imigração e pela aduana. Há  caixas automáticas no aeroporto e também serviço de câmbio, mas, como em outros aeroportos internacionais, a cotação costuma ser menos favorável que no centro da cidade, de modo que é conveniente trocar ali o mínimo indispensável. De e para o aeroporto pode-se optar por traslado em táxi,  remis ou transporte urbano massivo (ou ônibus, muito mais econômico).

 

Na saída do terminal internacional encontram-se os postos de remises (pintados com cor verde). Para tomar um táxi (de cor amarela), é necessário sair do prédio e aguardar na fila sinalizada para tal.

 

Paga-se a tarifa exata que indica o taxímetro; não é necessário dar gorjeta e se pode pedir ao taxista que emita o ticket. Desaconselhamos pagar o táxi com dólares ou euros, para evitar inconvenientes na cotação.  Os motoristas não são obrigados a ajudar os passageiros com a bagagem, mas geralmente o fazem e às vezes aceitam levá-la no assento dianteiro junto a eles.

 

O custo do táxi/remis do aeroporto até a Praça Espanha é de aproximadamente $250 (tarifa diurna) e $320 (tarifa noturna).

 

Para usar o AEROBUS (transporte coletivo), que leva ao centro da cidade, é necessário adquirir o cartão RED BUS no quiosque que se encontra no primeiro piso do aeroporto. Seu valor é de $49 diurno e $57 de madrugada. Para obter mais informações sobre este serviço, consultar: http://ersaurbano.com/recorridos/cordoba/aerobus/.

 

  • Durante a estada

 

Clima:

O clima de Córdoba é conhecido como pampeano, com invernos relativamente curtos, primavera amena e verões com dias bastante quentes e noites temperadas. Na primavera costuma haver ventos do norte e do noroeste. O mês de novembro costuma ser um dos de maior precipitação e registra uma temperatura média em torno de 29ºC. No centro da cidade, muito povoada e com grande quantidade de edifícios altos, existe uma diferença importante de temperatura em relação à periferia.

 

Gastronomía:

A respeito da oferta gastronômica, cabe destacar uma ampla variedade de restaurantes que oferecem um leque de possibilidades para todos os estilos e orçamentos. Abaixo oferecemos vários indicativos de restaurantes e dicas para escolher de acordo com a preferência pessoal.

http://www2.cordoba.gov.ar/turismo/donde-comer/  

http://vos.lavoz.com.ar/listas/los-10-restaurantes-de-cordoba-de-5-estrellas#!?item=8 

http://www.invitarte.com.ar/restaurantes.htm

 

Câmbio:

Para retirar dinheiro em espécie durante sua estada, recomendamos fazer uso de caixas automáticas das redes link, cirrus e banelco. Para troca de dinheiro, existem bancos e casas de câmbio no centro da cidade (Plaza San Martin e arredores).

 

Fornecimento de energia elétrica:

Na Argentina usa-se a voltagem de 220. Recomendamos trazer adaptadores para as tomadas usadas aqui  (https://www.enchufesdelmundo.com/argentina/) e transformadores para os aparelhos que deles necessitem.

 

Mais sobre transporte e mobilidade na cidade:

A principal diferença entre táxis e remises, além das cores dos veículos, é a tarifa. Normalmente, o traslado nos primeiros é um pouco mais econômico que nos segundos. Além disso, enquanto os primeiros costumam ser tomados na via pública, o serviço dos segundos é solicitado nas agências ou a partir de uma residência particular ou de um hotel, etc. No que diz respeito aos táxis, a bandeirada inicial custa US $ 28,40 e o chip sai 1,41, com um trajeto de 110 m por chip. No horário noturno (das 22h às 6h), a corrida de táxi costuma custar aproximadamente uns 15% a mais que a tarifa diurna. Quanto aos remises, existe uma diferença de 5% sobre a tarifa de táxi, e se deve calcular mais ou menos uns 15% a mais para a tarifa noturna. Em relação às linhas de ônibus, estas se dividem por Corredores, identificados por cores. Cada corredor contém várias linhas. Por exemplo, o Corredor 1 inclui as linhas 10 a 19, e de acordó com a cor será a área em que trafegam  na cidade.

 

O sistema de pagamento dos coletivos é feito com o cartão recarregável RED BUS. Para  comprar o cartão e carregar o valor correspondente às viagens necessárias deve-se dirigir-se às lojas identificadas como ponto de vendas e recarga, como as caixas na zona central ou estabelecimentos/quiosques identificados como pontos da Red Bus (também na Cidade Universitária). Para consultar os horários e a localização das lojas sinalizadas no mapa da cidade, pode-se consultar http://www.red-bus.com.ar/BocasExpendio.php e em www.red-bus.com.ar.

 

Para solicitar informação sobre os trajetos de ônibus e fazer um cálculo aproximado do custo do traslado de táxis e remises, recomenda-se a página oficial da Prefeitura de Córdoba organizada para tal fim: http://comollego.cordoba.gob.ar/. A seguir, apresentamos uma relação de páginas onde você pode realizar consultas sobre esses serviços:

http://www.taxistavirtual.com.ar/telefonos/CBA-Cordoba

http://transmitaxi.com.ar/

http://www.autoremis.com.ar/

http://remisrapisur.com/

 

 

  • Chegada à universidade

 

A Facultad de Lenguas encontra-se na Av. Valparaíso s/n Cidade Universitária. Córdoba, Argentina. Tel.: (0351) 4343214/15/16.

 

Chegando à Cidade Universitária de coletivo, descer:

a.  na Av. Valparaíso, na parada da Facultad de Ciencias Económicas. Esta Faculdade fica 70 metros antes de nossa Faculdade (à frente).

 

b. na Av. Enrique Barros, duas paradas antes do Pabellón Argentino (a Av. Enrique Barros é paralela à Av. Valparaíso).

 

c. na rua Los Nogales (nas proximidades da Facultad de Ciencias de la Comunicación)

 

Há wi fi disponível livre em nossa Faculdade e não se necessita de senha para acessar a rede. Embora a cidade de Córdoba não tenha wi fi grátis, a grande maioria dos restaurantes e alguns locais comerciais têm wi fi gratuito.

 

Para almoçar, há um bar-restaurante localizado no térreo da Facultad de Lenguas, onde se pode reservar o almoço com antecedência. O cardápio do dia geralmente é variado. Há outros bares na mesma Cidade Universitária, onde também se pode almoçar ou comprar lanches.

 

Um pouco de informações sobre nossa Universidade

A Universidad Nacional de Córdoba (também conhecida como Casa de Trejo) é a mais antiga da Argentina e a segunda da América. Suas orígens remontam ao primeiro quarto do século XVII, quando a ordem Jesuítica instalou em Córdoba o Colégio Máximo, base da futura Universidade. Atualmente a Universidad Nacional de Córdoba recebe aproximadamente 114.000 estudantes, 8000 docentes e 3000 não docentes.  Cabe destacar que é uma universidade pública, laica e gratuita.

 

A Cidade Universitária encontra-se na zona centro-sul da cidade de Córdoba e próxima ao Parque Sarmiento. Ocupa uma superficie de 11.500.000 metros quadrados, dos quais 1.250.000 encontram-se edificados. De resto, quase 52% corresponde a espaços verdes. Na Cidade Universitária encontra-se a maioria das faculdades da UNC.

 

No Pabellón Argentina (é o maior), encontra-se a sede principal da Reitoria, a Sala das Américas, onde se realizam cerimônias acadêmicas e espetáculos artísticos, o Salão de Atos e o Restaurante Universitário.

 

Distribuídos entre a Cidade Universitária e a área histórica de Córdoba, a UNC, também denominada Casa de Trejo, conta com 13 faculdades, 2 colégios secundários, mais de 100 centros e institutos de pesquisa, 25 bibliotecas, 17 museus, um laboratorio de hemoderivados, 2 hospitais, um banco de sangue, 2 observatórios astronômicos, uma reserva natural e uma rede de comunicações composta por 2 canais de televisão, 2 rádios (AM e FM) e um portal de noticias.

 

 

Início e evolução da Facultad de Lenguas:

Nasceu em 1920 como um Departamento de Idiomas da Facultad de Derecho da Universidade Nacional de Córdoba. Seu crescimento progressivo levou a Assembleia Universitária de 5 de agosto de 2000 a transformá-la em Faculdade.

 

 

  • Atrações turísticas próximas à Cidade Unversitária

 

Há uma grande diversidade de áreas de lazer, museus e casas culturais próximas à Cidade Universitária que são de fácil acesso e dignas de serem visitados. A seguir, incluímos os nomes de algumas delas:

 

  • PARQUE DE LAS TEJAS

  • PASEO DEL BUEN PASTOR

  • PARQUE SARMIENTO

 

Museus e prédios emblemáticos de alto valor histórico e cultural

 

  • MANZANA JESUÍTICA - séculos XVI a XX(Caseros y Obispo Trejo)

 

Declarada Patrimônio da Humanidade em 2 de dezembro de 2000. A quadra jesuítica consta de: Igreja, Residência, Capela Doméstica, Ermida, Capela de Lourdes, Universidade (com Salão de Formaturas) e Colégio de Monserrat.

 

  • MUSEO SUPERIOR DE BELLAS ARTES "Palacio Ferreyra”

 

Av. H. Yrigoyen, 511. De terça a domingo, das 10 às 20 h.

 

  • MUSEO DIONISI

 

Av. Hipólito Yrigoyen, 622. De terça  a domingo (incluindo feriados), das 10 às 20h.

 

  • MUSEO PROVINCIAL DE CIENCIAS NATURALES

 

Av. Poeta Lugones, 395 - Nueva Córdoba. De terça a domingo, das 10 às 17h30min. 

 

  • MUSEO MARQUES DE SOBREMONTE

Rosario de Santa Fe, 218. De segunda a sexta, das 8h30min às 14h.

 

  • MUSEO DE ANTROPOLOGÍA

 

Av. Hipólito Irigoyen, 174. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 14 às 18 h. 

bottom of page